Produzir alimentos que atendam as expectativas do mercado e garantam a rentabilidade do negócio é o desafio diário do produtor. A demanda por produtos saudáveis é uma realidade cada vez mais presente em todo o mundo e o nosso setor é carente de soluções naturais. Atenta a essas tendências e sempre alinhada às necessidades do avicultor, a Sauvet decidiu trazer com exclusividade para o Brasil o Norponin®XO₂, um produto inovador desenvolvido à base de plantas que substitui o uso de antibióticos químicos.
Dentre as doenças que prejudicam a saúde das aves, uma das que causam mais impacto no setor é a coccidiose, causada pelo protozoário do gênero Eimeria que afeta o trato intestinal dos animais. A doença causa diarreia e enterite, resultando em uma diminuição drástica da absorção de nutrientes, debilitando a saúde do animal e abrindo portas para uma série de outras doenças e infecções.

Para combater essa doença são realizados altos investimentos em produtos convencionais como vacinas, coccidiostáticos sintéticos, ionóforos e probióticos que, por seu uso contínuo, criam maior resistência e a longo prazo tornam-se ineficientes, exigindo cada vez mais aplicações e gastos com antibióticos.

Por outro lado, a preocupação mundial por alimentos livres de insumos químicos é crescente a ponto de alguns mercados já proibirem alimentos tratados com antibióticos.

É nesse contexto que foi criado o Norponin®XO₂, extraindo da natureza a solução para combater a coccidiose de forma natural e mais eficiente. Ele usa a associação de saponinas estudadas entre 2.000 plantas diferentes, selecionando as espécies que possuem maior potencial de efeitos sinérgicos, eficácia, disponibilidade, segurança e custo.

As saponinas são ativadas pelas enzimas da planta em resposta a danos nos tecidos ou ataque de patógenos e apresentam uma atividade antimicrobiana. Quanto mais alto o nível de esterol, melhor as saponinas agem nos protozoários.

Muito se questiona sobre a comprovação científica do efeito das plantas para uso como antibióticos, pois poucos estudos são realizados a respeito. No caso, a Nor-Feed investiu em tecnologia criando o Sonas, uma unidade de pesquisa com grande experiência em produtos naturais usando métodos espectroscópicos de ponta para controlar estas interações. Além disso, todos os processos produtivos são resultados de uma série de estudos e pesquisas para levar até o campo uma solução segura que proporcione maior confiança ao produtor.
250g/ton. de ração

CLIQUE AQUI para baixar o folheto em PDF e saiba mais

norponin