Para combater essa doença são realizados altos investimentos em produtos convencionais como vacinas, coccidiostáticos sintéticos, ionóforos e probióticos que, por seu uso contínuo, criam maior resistência e a longo prazo tornam-se ineficientes, exigindo cada vez mais aplicações e gastos com antibióticos.
Por outro lado, a preocupação mundial por alimentos livres de insumos químicos é crescente a ponto de alguns mercados já proibirem alimentos tratados com antibióticos.
É nesse contexto que foi criado o Norponin®XO₂, extraindo da natureza a solução para combater a coccidiose de forma natural e mais eficiente. Ele usa a associação de saponinas estudadas entre 2.000 plantas diferentes, selecionando as espécies que possuem maior potencial de efeitos sinérgicos, eficácia, disponibilidade, segurança e custo.
As saponinas são ativadas pelas enzimas da planta em resposta a danos nos tecidos ou ataque de patógenos e apresentam uma atividade antimicrobiana. Quanto mais alto o nível de esterol, melhor as saponinas agem nos protozoários.